Em comemoração aos dez anos de atuação na Serra Catarinense, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu uma série de capacitações com as equipes que atuam na região.
As atividades foram realizadas no último fim de semana, em Lages, e mobilizaram cerca de 150 médicos, enfermeiros, socorristas, técnicos de enfermagem, estudantes universitários, bombeiros, policiais e até o helicóptero Águia 4.
Os treinamentos foram concentrados para situações de grandes desastres. Além de noções teóricas sobre atendimento pré-hospitalar, os profissionais simularam um grande acidente automobilístico com voluntários que se passaram por vítimas em estado grave. Os trabalhos foram realizados no Colégio Industrial e ao lado do Lages Garden Shopping, onde muitos curiosos acompanharam as situações praticamente reais.
“Nossos profissionais participaram do projeto para aperfeiçoar os seus conhecimentos e melhor atender as vítimas nas ocorrências”, explicou a coordenadora médica do Samu em Lages, Ellen Neto.
“Para nós, que atuamos com o helicóptero Águia 4 não apenas em operações policiais, mas também de resgates a vítimas, esse tipo de treinamento é muito importante, pois nos atualiza sobre procedimentos que são fundamentais na hora de salvar vidas”, concluiu o comandante da 5ª Companhia de Aviação da Polícia Militar, tenente-coronel Luiz Eduardo Ardigó da Silva.
Ao fim dos treinamentos, um jantar de confraternização foi realizado entre as equipes para celebrar a primeira década de atuação do Samu na Serra Catarinense.
FOTOS: LEANDRO RAMBUSCH/ÁGUIA 4 e JOSI RIBEIRO/ADR LAGES
Agência de Desenvolvimento Regional de Lages
Gerência de Comunicação
Pablo Gomes - Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário