Dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus)
Cerca de 250 soldados do 1º Batalhão Ferroviário estão realizando um trabalho preventivo em vários bairros de Lages. O objetivo é conscientizar a população para que os recipientes com água parada sejam eliminados, evitando o desenvolvimento do mosquito.
O Aedes Agypti causador da dengue, Zika e Chikungunya, é muito parecido com o pernilongo, mas possui características especificas que o difere de qualquer outro mosquito. Além das suas listras brancas e pretas, o mosquitotem alguns hábitos que ajudam identificá-lo.
O mosquito da dengue, além de silencioso:
- Costuma picar nas primeiras horas da manhã ou fim da tarde;
- Pica, principalmente, nas pernas, tornozelos ou pés e a sua picada, geralmente, não dói nem coça;
- Tem voo rasteiro, com no máximo meio metro de distância do solo.
Além disso, o Aedes é mais comum no verão, sendo recomendado utilizar repelentes, usar inseticida na casa ou colocar redes mosquiteiras nas portas e janelas. Uma forma natural de afastar o mosquito é acender velas de citronela dentro de casa.
O mosquito que transmite a dengue, Zika e Chikungunya também é o principal responsável pela transmissão da febre amarela, por isso, é importante combatê-lo, evitando o acúmulo de água parada em recipientes como copos, pneus, tampinhas de garrafa ou vasos de plantas.
Características do mosquito Aedes Aegypti
O mosquito possui as seguintes características:
- Tamanho: 0,5 cm;
- Cor: possui cor preta e riscos brancos nas patas, cabeça e corpo;
- Asas: possui 2 pares de asas translúcidas;
- Patas: possui 3 pares de patas.
Esse mosquito não gosta de calor e, por isso, nos horários mais quentes do dia, ele encontra-se escondido à sombra ou dentro de casa. O mosquito da dengue ataca à noite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário